Periódicos Capes

1. O que é ?

O Portal de Periódicos (veja aqui a descrição deste serviço) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 123 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

O acesso aos periódicos CAPES é feito quase que exclusivamente nas redes virtuais das Instituições de Federais de Ensino Superior (IFES). Não contemplando esse acesso em redes externas, ou seja provedores de internet privados. Para realizar acesso externo às redes virtuais dos IFES, é fornecido pelo serviço de tecnologia da informação uma ferramenta de navegação (web-browser) devidamente configurada. Cabe a ressalva de que o acesso externo aos Periódicos oferecido pelo CCT é exclusivo para professores da UFCG que estão lotados nas Unidades Acadêmicas sob responsabilidade deste centro.

2. Intruções para acesso ao periódico Capes

1. Faça o download do browser Firefox Portable clicando no ícone abaixo:

firefox-portable

2. Após terminado o download, clique duas vezes para executar a aplicação FirefoxPortable.exe. A aplicação será instalada em: c:\FirefoxPortable e um ícone de acesso rápido será instalado na Área de trabalho.

3. Para iniciar o navegador basta agora clicar no ícone do Firefox Portable na Área de trabalho do Windows. Importante: Mesmo você tendo outra versão do Firefox instalada em seu computador, o Firefox Portable não irá interagir com esse Firefox instalado , tomando apenas o cuidado de abrir o Firefox Portable na hora do acesso aos Periódicos Capes.

4. Preencha o formulário com usuário e senha anteriormente cadastrados na janela que aparecerá na inicialização do Firefox.

 

Aviso – Para fazer o download das normas para uso das publicações eletrônicas, clique aqui.