UFCG realizará mostra de projetos na área de Tecnologia desenvolvidos por alunos de escola pública

Nem todos os estudantes do Ensino Médio interessados em seguir carreira nas Ciências Exatas tem a oportunidade de desenvolver competências na área, antecipando sua experiência acadêmica. Para estudantes da Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, localizada no bairro do Catolé, em Campina Grande, essa vivência foi possível graças a um projeto de extensão desenvolvido por alunos do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O resultado do trabalho será apresentado numa mostra de projetos nesta quarta-feira, dia 5, a partir das 13h30. Na ocasião, os estudantes da Escola Normal irão expor os projetos desenvolvidos à comunidade, relatando sua experiência com a extensão e a prática universitárias.

Intitulado “Desenvolvimento de Competências na Área de Tecnologia em Estudantes do Ensino Médio”, o projeto de extensão foi mediado por cinco estudantes da UFCG, entre os meses de maio e novembro, junto a 24 alunos do Ensino Médio interessados na área.

O objetivo foi trabalhar, em conjunto, competências baseadas em conhecimentos sobre eletrônica básica e programação, além de outras habilidades fundamentais para o desenvolvimento profissional. Entre elas, o coordenador do projeto, professor Jalberth Fernandes de Araújo, destaca a criatividade e a mentalidade empreendedora.

“Além das competências técnicas, os extensionistas e os beneficiados com o projeto desenvolvem outras habilidades fundamentais para o século 21, tais como: criatividade, tomada de decisão, orientação para servir, flexibilidade cognitiva e mentalidade empreendedora, no sentido de desenvolver a resiliência, o trabalho em equipe e a resolução de problemas”, explica.

Durante a mostra, serão apresentados os oito projetos desenvolvidos ao longo dos seis meses de atividades: indicador de luminosidade analógico, piano, termômetro digital, termômetro analógico, interruptor, máximos e mínimos de temperatura com LCD, semáforo e indicador de luminosidade digital. A ação é aberta ao público.

(Ascom UFCG)