UFCG participará de evento internacional sobre eficiência energética em São Paulo

Na próxima quarta-feira, dia 23 de maio, o vice-reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Camilo Allyson de Farias, e o prefeito universitário, Mário Araújo, irão participar do Power and Utilities Forum, evento latino-americano que acontecerá em São Paulo e debaterá sobre a indústria de geração, transmissão e distribuição de energia e utilidades. A ideia é conhecer potenciais projetos na área de eficiência energética para desenvolvimento nos campi da Universidade.

 

Na ocasião, o vice-reitor e o prefeito universitário farão uma visita à Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), instituição referência no país no conceito de smart campus (campus inteligente). A iniciativa inovadora envolve a adoção de práticas de uma cidade inteligente dentro de uma universidade, por meio da conexão de dados, sistemas e pessoas. “Esse conceito de ´Internet das Coisas´ permite monitorar medidores através de um sistema eletrônico, o que contribui para o controle dos recursos e a consequente redução de custos, a exemplo de energia e água”, explica Camilo.

 

Fórum

Promovido pela OSIsoft – multinacional líder em soluções de inteligência operacional, presente em 127 países e com sede em San Leandro, na Califórnia (EUA) -, o “Power and Utilities Forum” será realizado no Maksoud Plaza, em São Paulo. Com o tema “Transformação Digital no Setor Elétrico”, o evento contará com debates e palestras de especialistas sobre temas como Eficiência Energética e Indústria 4.0, a chamada “Quarta Revolução Industrial”, que engloba tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem.

 

A programação completa do evento pode ser acessada no link.

 

(Ascom UFCG)