UFCG inicia aulas do período 2019.1

Cerca de 16 mil estudantes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) iniciaram, na última segunda-feira, dia 11, as aulas do período letivo 2019.1 em seus sete campus (Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sousa e Sumé). O semestre tem início após um período de normalização do fluxo com os cursos de férias, realizados entre os meses de janeiro e fevereiro, permitindo a regularização do calendário acadêmico anual.

Com o início do semestre, a Pró-Reitoria de Ensino (PRE) chama atenção para alguns prazos importantes. O primeiro é o período para ajuste de matrículas, que acontece nesta segunda e terça, dias 11 e 12, nas coordenações de cursos. O coordenador de Controle Acadêmico, professor Talvanes Meneses, diz que o prazo é importante, por exemplo, para quem não se matriculou em alguma disciplina por falta de vaga.

Outro prazo ao qual o aluno deve ficar atento é para matrículas em vagas remanescentes, que ocorrerá entre quarta e sexta-feira, dias 13 e 15. Nesse período, as coordenações de cursos encaminham as listas de disciplinas com vagas disponíveis para que alunos de cursos com grade curricular comum possam se matricular. “Se sobrou vaga na disciplina de Cálculo no curso de Engenharia Elétrica, por exemplo, alunos de outras engenharias que não se matricularam na disciplina podem ir em busca de vaga”, explica o professor Talvanes.

Estudantes que perderam o prazo de matrículas via web ainda podem regularizar sua situação. Para isso, é necessário comparecer pessoalmente à coordenação do seu curso em uma das datas mencionadas acima, para ajuste de matrículas ou matrículas em vagas remanescentes. De acordo com a PRE, aqueles que perderem todos os prazos, no entanto, precisam solicitar o trancamento do semestre.

Confira aqui o Calendário Acadêmico 2019.1.

(Ascom UFCG)