UFCG formaliza financiamento para a infraestrutura do radiotelescópio Bingo

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Vicemário Simões, juntamente com os coordenadores nacional e regional do radiotelescópio BINGO, Élcio Abdalla e Luciano Barosi, formalizaram nesta semana, os apoios financeiros para a infraestrutura do radiotelescópio, com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no valor total de R$ 4 milhões.

Fruto de uma cooperação internacional que inclui a UFCG, a Universidade de São Paulo (USP), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e universidades e organismos do Reino Unido, França, Suíça, África do Sul e China, o Radiotelescópio Bingo (sigla em Inglês para Oscilações Acústicas de Baryon em Observações de Gás Neutro) irá permitir avanços em pesquisas astrofísicas, com impacto direto na localidade em diversas áreas.

O radiotelescópio ocupará uma área de 300 metros quadrados e será construído no município de Aguiar, no Sertão paraibano. Contará com dois espelhos de aproximadamente 40 metros de diâmetro cada, sustentados por uma estrutura metálica de 80 toneladas. O orçamento total será próximo de R$ 20 milhões.

O município de Aguiar, localizado a cerca de 300 km de Campina Grande, foi escolhido por ser uma região geograficamente adequada e livre de poluição eletromagnética, sendo considerada a maior área de silêncio do Brasil.

(Ascom UFCG)