UFCG é a melhor universidade de porte médio do Nordeste em Ranking Universitário Folha

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é a melhor universidade de porte médio do Nordeste e a 11ª do país de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF) 2017, divulgado na última segunda-feira, dia 18.

Na classificação geral, que desconsidera o porte das instituições, a UFCG ficou com a 7ª posição no Nordeste e a 40ª no Brasil. A primeira colocada geral é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que desbancou a Universidade de São Paulo (USP), agora em segundo lugar.

O RUF é uma avaliação anual do ensino superior brasileiro feita pela Folha de S. Paulo desde 2012. Foram classificadas as 195 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

Também foram avaliados 32 cursos ofertados pela UFCG. Deles, 28 estão entre os 100 melhores do país. Dois (Engenharia Elétrica e Computação) estão entre os 15 mais bem pontuados no país. Entre os 50 melhores estão ainda Letras (26º), Matemática (31º), Física (32º), Engenharia Química (34º), Medicina veterinária (34º), Filosofia (35º), História (36º), Geografia (45º), Engenharia de produção (46º), Medicina (46º), Arquitetura e Urbanismo (47º), Pedagogia (48º) e Enfermagem (49º).

Veja aqui a classificação da UFCG por indicadores.

(Ascom UFCG)