Tese de professor do CCT é destaque em premiação nacional da Capes

A tese do professor Claudemir Fidelis, da Unidade Acadêmica de Matemática (UAMat), foi destaque na premiação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Prêmio Capes de Tese. O trabalho concorreu ao prêmio de melhor tese publicada no último ano, recebendo menção honrosa ao final.

“Não ganhei o prêmio propriamente, mas a menção é dada a até dois projetos, o que significa que estamos entre os melhores. É um resultado que nos deixa muito contentes com o trabalho que estamos realizando”, explicou o professor.

A tese Polinômios Centrais Graduados em Álgebras Associativas, e Mergulhos de Álgebras de Jordan, na área de Matemática/Probabilidade e Estatística, foi apresentada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/SP), com orientação do professor Plamen Kochloukov (Unicamp) e coorientação do professor Diogo Diniz (UAMat/UFCG).

Em comunicado oficial, a Capes ressaltou: “Esta contribuição certamente será de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação e do conhecimento científico de qualidade no Brasil”.

O extrato foi publicado no Diário Oficial da União de 01 de outubro de 2018, Edição 189, Seção 3, Página 43. É possível consultar a lista com os nomes dos premiados na página da CAPES. A menção honrosa constitui-se de certificado, conforme especificado no Edital nº 16/2018, publicado no DOU de 14/05/2018.

O evento de entrega dos prêmios acontecerá em Brasília, no dia 13 de dezembro de 2018, na Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade), às 17h. Durante o evento, os outorgados com menção honrosa serão destacados.

Edital da premiação e resultados podem ser conferidos AQUI.

Prêmio CAPES de Tese 2018

Criado em 2005, o Prêmio CAPES de Tese é oferecido anualmente às melhores teses de doutorado de cada uma das 49 áreas do conhecimento. Os critérios de premiação devem considerar a originalidade do trabalho, sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, além da valorização dada pelo sistema educacional ao candidato.

Duas teses, em cada uma das áreas, também poderão ser agraciadas com a Menção Honrosa. São concedidos, ainda, prêmios especiais para áreas pré-determinadas, em parceria com a Fundação Carlos Chagas e a Comissão Fulbright.

Por fim, há a entrega do Grande Prêmio CAPES de Tese, concedido em parceria com a Fundação Conrado Wessel, à tese de maior destaque de cada área da Ciência (científica, saúde e humanas).

(Com informações da CCS/Capes)