Rede de Inovação da Paraíba se reúne para traçar metas

A equipe que compõe a Rede de Inovação da Paraíba (RIPB), dirigida pelo professor da Unidade Acadêmica de Engenharia Química, Nílton Silva, reuniu-se na manhã da última quarta-feira (8/8), na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Foi a quarta reunião ordinária do grupo sob o comando da nova direção.

Estiveram presentes representantes de diversas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), entre as quais a Universidade Federal de Campina Grande, representada pelo Centro de Ciências e Tecnologia (UFCG/CCT); a Universidade Federal da Paraíba (UFPB); a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); o Instituto Nacional do Semiárido (Insa); e a própria Embrapa, sede do encontro.

O objetivo vem sendo estruturar as identidades da rede. Já foram traçadas algumas metas, mas a Rede também deliberou a respeito de aspectos sobre sua formalização jurídica e ações efetivas a serem realizadas nos próximos períodos.

A RIPB

A Rede de Inovação da Paraíba é uma iniciativa conjunta de instituições de Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação do Estado da Paraíba, a partir da formalização de um Acordo de Cooperação Técnica entre universidades, institutos de pesquisa e instituições gestoras de inovação.

Ela foi criada em 2015, com o intuito de promover atividades relacionadas à propriedade intelectual e a transferência de tecnologia, considerando o crescimento econômico e social e o desenvolvimento sustentável do Estado. Participam dela instituições de ensino, pesquisa e entidades do governo com interesse na área econômica e de inovação, tais como a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Sistema Indústria da Paraíba, por meio do SENAI e do IEL/PB, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI-PB) e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), entre outras.