Projeto do PET/Matemática apresenta “Antigas Máquinas Manuais de Calcular” em bienal e festival nacionais

Como se faziam cálculos antes dos computadores e calculadoras eletrônicas é o que o grupo  PET-Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estará apresentando na Bienal da  Matemática, de 23 a 30 de abril,  e no Festival de Matemática, de 27 a 30 de abril, ambos a se realizar no Rio de Janeiro e promovidos pela Sociedade Brasileira de Matemática.

Único grupo do Norte-Nordeste, o PET/UFCG – sob coordenação do professor Daniel Cordeiro,  exporá o projeto Antigas Máquinas Manuais de Calcular – Uma maneira moderna para entender como funcionam os algoritmos da adição, subtração, multiplicação e divisão.

“Hoje todos têm fácil acesso aos computadores, aos celulares e às calculadoras eletrônicas, inclusas nesses aparelhos, que se tornaram parte natural do cotidiano das pessoas. O uso frequente desse tipo de calculadora não deveria deixar de provocar certos questionamentos, que podem ser a base de perguntas extremamente interessantes para os alunos e professores”, provoca o coordenador, afirmando que as respostas a essas perguntas a exposição apresenta.

“São invenções geniais, uma comprovação da inventividade sem limites do homem. Apresentamos uma parte da história de como se faziam os cálculos antigamente e de como algumas dessas calculadoras mecânicas funcionavam”, comentou.

A Bienal

Tem o objetivo de despertar o interesse dos estudantes para a pesquisa e o ensino da Matemática; disseminar o conhecimento matemático em todo o país, propiciando a estudantes e professores uma visão ampla da Matemática e suas aplicações; gerar textos de qualidade, que estimulem a leitura e o estudo da Matemática; promover a interação da Matemática com outras áreas do conhecimento, abordando aplicações e questões interdisciplinares; estimular a formação de recursos humanos em Matemática.

O Festival

Evento para todas as idades com atrações para crianças, adolescentes, adultos, além de ser uma ótima oportunidade para pais e professores se atualizarem. Uma experiência enriquecedora em todos os sentidos, apresenta brincadeiras e apresentações práticas e divertidas vão despertar novas formas de vivenciar e descomplicar a matemática. Você vai ver as aplicações leves e criativas que a matemática tem no nosso dia a dia.

Por: Marinilson Braga (Ascom/UFCG)