Projeto de radiotelescópio para medir a expansão do universo será apresentado na UFCG

Será realizada na próxima sexta-feira (18, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a apresentação do projeto BINGO, experimento internacional que tem por objetivo construir um imenso radiotelescópio para medir a expansão do universo.

De acordo com o professor Luciano Barosi, a apresentação, marcada para as 10h, no auditório do Bloco CY2 (Unidade Acadêmica de Física), no campus sede, é direcionada a pesquisadores das áreas de Física, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Computação, Estatística e Engenharia de Produção interessados em participar do experimento.

“A UFCG deverá firmar, nas próximas semanas, um convênio de colaboração com o projeto. A construção, manutenção e análise dos dados dependem de uma equipe multidisciplinar e consideramos importante que membros da comunidade acadêmica da Paraíba estejam diretamente envolvidos”, observou.

O projeto BINGO (Baryon acoustic oscillations In Neutral Gas Observations – em português: Oscilações acústicas de Baryon em Observações de Gás Neutro) é liderado pela Universidade de Manchester, na Inglaterra, e conta com colaboradores no Brasil, Suíça e Uruguai.

O radiotelescópio não terá partes móveis. Contará com um espelho primário, de aproximadamente 40 metros de diâmetro, e um secundário, um pouco menor, e será construído no norte do Uruguai em uma mina de ouro desativada a céu aberto. O custo global do projeto é estimado em 4 milhões e 980 mil dólares.

(Ascom UFCG, com dados da Fapesp)