Programador russo ministra curso avançado na UFCG

Estudantes do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estão participando, desde o início da semana, do VIII Curso Avançado de Programação, direcionado a participantes de competições de programação. O curso, que se encerra neste sábado, dia 16, está sendo ministrado pelo programador russo Artsem Zhuk.

Zhuk já conquistou uma medalha de ouro na maior competição de programação mundial chamada de ACM ICPC World Finals em 2018, e outra medalha de prata na mesma competição em 2017. Além disso, conquistou três medalhas de prata na Olimpíada Internacional de Matemática.

O Curso Avançado de Programação é uma promoção do Projeto Olímpico da UFCG, coordenado pelo professor Rohit Gheyi, com o apoio do Laboratório Embedded e da Reitoria, em colaboração com o Projeto Moscow Workshops. Já foi ministrado em anos anteriores por Pablo Heiber (argentino) em 2011, Walter Erquinigo (peruano) em 2012, Fidel Schaposnik (argentino) em 2013, Egor Kulikov (russo) em 2014, Michael Levin (russo) em 2015, Ariel Zylber (argentino) em 2016, e Leopoldo Taravilse (argentino) em 2017.

Projeto Olímpico

Criado em 2008 com objetivo de preparar alunos da instituição para competições de programação, o Projeto Olímpico da UFCG apresenta resultados surpreendentes. De 2009 até 2015, já são mais de 160 premiações em medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas em competições nacionais e internacionais, a exemplo das olimpíadas Brasileiras de Informática (OBI), Iberoamericana de Informática e Internacional de Informática (IOI), além da competição anual de programação que reúne universidades de todo o mundo, a ACM International Collegiate Programming Contest.

Em 2011, a UFCG conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Informática, sendo o melhor resultado da história do Brasil na competição.

(Ascom UFCG)