Plataforma de proteção a propriedade intelectual de pesquisadores da UFCG é modernizada

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) da UFCG lançou, esta semana, seu novo portal, totalmente atualizado e em dia com as novas tecnologias disponíveis. Buscando melhorar o atendimento aos pesquisadores da instituição, e também apresentar uma identidade visual ao núcleo, a nova plataforma tem como objetivo alcançar todos os pesquisadores dos campi da instituição, integrando informação e acesso aos serviços de proteção das Propriedades Industriais. Em linhas gerais, o site é mais uma facilidade ao trabalho desenvolvido pelo NITT, que, entre diversas atuações, consiste em auxiliar cientistas e pesquisadores no processo de inscrição de patentes, prospecção tecnológica, assessoria jurídica para contratos de transferência tecnológica e procedimentos de proteção de propriedade intelectual.

É possível acessar o NOVO PORTAL clicando aqui.

Além de levar a informação sobre regulamentação da propriedade intelectual, o Portal NITT estruturou os processos de solicitação de registros de Patente de Invenção (PI), Patente de Modelo de Utilidade (UM), Registro de Software, Registro de Marca e Registro de Desenho Industrial. A partir deste mês, os pedidos de depósito serão enviados via Portal NITT, e todos os respectivos formulários estão disponíveis na plataforma.

“A proteção da propriedade intelectual no ambiente acadêmico reforça a valorização do conhecimento gerado pelos pesquisadores e favorece a interação das universidades com as outras Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), com o setor produtivo e com a sociedade”, explicou o coordenador do núcleo, professor Nílton Silva, da Unidade Acadêmica de Engenharia Química, no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). “A nova gestão, segundo o professor, busca seguir ampliando as ações iniciadas pelo Prof. Carlos Minor, gestor do núcleo desde sua criação, em 2008, até este ano. “Dessa forma, pretende-se contribuir para a disseminação da cultura da propriedade intelectual, para o desenvolvimento tecnológico e para melhoria do Ensino, Pesquisa e a Extensão”, finalizou.

Na UFCG, a proteção da PI reforçará a estratégia da Universidade na sua relação com a sociedade, nos termos de sua política institucional. Diversas atividades vêm sendo realizadas em articulação efetiva com os professores/pesquisadores e em atendimento às demandas da UFCG no que se refere à proteção da propriedade intelectual, valoração e transferência de tecnologia e interações com outras instituições de ensino, centros de pesquisa e empresas.

Histórico

O Programa de Inovação e Transferência de Tecnologia foi criado no dia 26 de maio de 2008, buscando atender à Lei de Inovação (Lei n° 10.973/04). O Programa é formado por um Comitê Gestor, presidido pelo reitor da UFCG, e um Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT).

A proposta de criação do programa de Inovação e Transferência de Tecnologia foi de autoria do pró-reitor de Pós-graduação à época, o professor Michel Fossy, tendo como relator o professor Péricles Rezende. O reitor Thompson Mariz nomeou o professor Carlos Minor Tomiyoshi como primeiro coordenador/gestor do NITT, cargo que ocupou de 2008 a 2017.

O professor Calos Minor atuou na implantação dos principais procedimentos de proteção das criações geradas pela UFCG, assim como na disseminação da cultura de propriedade intelectual, buscando capacitar o maior número de pesquisadores na área de PI.

A patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade concedido pelo Governo e expedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O INPI, através de uma carta patente, por força de lei, concede direitos exclusivos de exploração e utilização do produto, dentro dos limites do território nacional, por um período determinado de tempo.

Acesse o site para entender melhor sobre o tema.