Para valorizar mulheres cientistas, jovem fez 270 artigos na Wikipedia

A jovem britânica Jess Wade tem um objetivo muito bem definido: garantir que todas as mulheres que tenham feito contribuições importantes para a ciência ganhem o reconhecimento que merecem. Para isso, ela escreveu cerca de 270 artigos no Wikipedia somente no ano passado. As informações são do jornal The Guardian.

Jess faz pós-doutorado em eletrônica de plásticos no Imperial College London — faculdade britânica com forte foco em ciência, engenharia e medicina. Ela acredita que escrever artigos sobre mulheres cientistas na Wikipédia pode incentivar garotas a seguir na área: “Quanto mais você lê sobre essas mulheres sensacionais, mais você fica motivado e inspirado por suas histórias pessoais”, afirma.

A jovem britânica estudou em uma escola só para garotas e seus pais são cientistas. Ela não se lembra de enfrentar grandes obstáculos para seguir carreira no campo da ciência e decidiu estudar física no Imperial College. Foi no doutorado, entretanto, que ela notou a pouca presença de mulheres: “Estar isolada é sempre difícil”.

Para encorajar mais meninas a serem cientistas, Jess passou a fazer palestras em escolas. Ela fala não só com os alunos, mas também com pais, responsáveis e professores. Estima-se que, na Grã-Bretanha, menos de 9% dos engenheiros profissionais sejam mulheres.

Em termos de divulgação da ciência na internet, o trabalho de Jess começou com o simples upload de algumas imagens para pesquisa no Wikimedia Commons. Ao ver o sucesso das fotos que postava, a jovem britânica decidiu, então, escrever artigos para a enciclopédia digital — o primeiro foi sobre a Kim Cobb, cientista americana especializada em clima.

A segunda das notas foi a respeito de Susan Goldberg, primeira mulher a ocupar o cargo de editora na revista National Geographic. Emma McCoy, primeira mulher a lecionar matemática no Imperial College, também ganhou uma página na Wikipédia graças a Jess.

A britânica conclui que, ao escrever os artigos, espera fazer da ciência um lugar melhor para todos os que trabalham na área: “Assim, as meninas que chegarem, chegarão a um ambiente muito mais empoderador”.

(R7 Notícias)