Inscrições para HackBrazil terminam neste sábado

Os interessados em participar da segunda edição da HackBrazil devem se apressar. As inscrições para a competição terminam no próximo dia 30 e estão abertas a pessoas de todas as idades, regiões e escolaridades. A equipe vencedora receberá R$ 50 mil para desenvolver o seu projeto.

A HackBrazil é uma iniciativa da Brazil Conference at Harvard and MIT e tem como objetivo reunir brasileiros das mais diversas áreas, de designers e empreendedores aos makers – definidos como criadores ou fazedores – para criar soluções criativas que contemplem os diferentes problemas enfrentados pelo país. Todo o processo é gratuito e o resultado é o apoio a estudantes para que desenvolvam projetos, implementem suas propostas a partir de mentoria especializada e participações em workshops virtuais, entre outras atividades.

Os inscritos, nessa primeira etapa, dão informações sobre o projeto que pretendem desenvolver. Na sequência, são selecionadas 100 equipes que passam a trabalhar dando mais detalhes sobre a proposta que enviaram. Por fim, 30 grupos desenvolvem o projeto com auxílio de mentores, de forma remota. Desses, cinco vão para a final e participam da Brazil Conference 2018, quando será anunciado o vencedor. A equipe escolhida receberá R$ 50 mil para desenvolver o seu projeto.

“Queremos colocar a HackBrazil como uma plataforma para proporcionar às pessoas que tenham boas ideias as condições de colocá-las em prática”, define o presidente da competição e um dos presidentes da Brazil Conference, Ivo Rosa Montenegro. “Temos esperança de a cada ano atingir mais e mais pessoas”.

Prazos

Entre 6 e 20 de outubro, as 100 equipes selecionadas na primeira fase deverão produzir um vídeo descrevendo suas ideias e planos de ação para o desenvolvimento do projeto. Em 1º de novembro, serão anunciadas as 30 equipes classificadas e os seus respectivos mentores.

O prazo para desenvolver os projetos vai até fevereiro de 2018. Esse será também o momento de contato com grandes empresas e universidades americanas. As equipes autoras dos cinco trabalhos finalistas ganharão uma viagem a Cambridge, nos Estados Unidos, em abril de 2018, quando, durante a Brazil Conference 2018, apresentarão seus projetos. No evento será anunciado o trabalho vencedor.

“As equipes devem pensar no impacto que as ideias podem ter”, destaca Montenegro. “Estamos buscando soluções para mudar a realidade do Brasil. Então, levar isso em consideração na elaboração do projeto vai ajudar bastante”.

Conferência

A HackBrazil é realizada pela Brazil Conferece, desde 2015, por brasileiros que estudam na Universidade de Harvard e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Lá são promovidos debates sobre os principais desafios para o Brasil, com a participação de personalidades de destaque das esferas jurídica, política e empresarial, ente outras.

Para se inscrever, basta acessar o site da HackBrazil.

(MEC)