Estão abertas as inscrições para o Prêmio Mercosul

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou este mês a 13ª  edição do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia. Com o tema ‘Tecnologias para a Economia do Conhecimento’, o prêmio recebe inscrições de 10 de outubro de 2017 a 2 de março de 2018 na página do Prêmio na internet.

Serão aceitas pesquisas em cinco áreas: novas tecnologias da informação e comunicação e seu potencial transformador; novos modelos de negócios na era digital – a transformação sem fronteiras; formação do profissional do futuro – construção de novas competências e habilidades; novas tecnologias para despertar nos jovens o interesse pelo aprendizado e desenvolvimento de novas tecnologias; e ciência, inovação e criatividade para o desenvolvimento humano: as indústrias criativas na convergência digital.

Estudantes e pesquisadores dos países membros e associados ao bloco – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela – podem participar em cinco categorias: iniciação científica; estudante universitário; jovem pesquisador; pesquisador sênior; e integração, que envolve grupos com pesquisadores de mais de um país, necessariamente.

A premiação varia de US$ 2 mil a US$ 10 mil para os vencedores de cada categoria, que também recebem um troféu. Todos os trabalhos agraciados são publicados em livro.

O prêmio

Instituído em 1998 pela Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT), o objetivo do prêmio é reconhecer os melhores trabalhos de estudantes, jovens pesquisadores e equipes de pesquisa, que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico e incentivar a realização de pesquisa científica, tecnológica e a inovação no Mercosul. Além disso, contribui para o processo de integração regional por meio do estímulo à difusão das realizações e dos avanços científicos e tecnológicos.

(CNPq)