CCT realiza I Simpósio de Biomateriais da UFCG nesta segunda-feira

O Centro de Ciências e Tecnologia realiza, nesta segunda-feira (19/2), o I Simpósio de Biomateriais da Universidade Federal de Campina Grande, que acontece no Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (CERTBIO-UFCG). O evento teve início às 8h, com a palestra “Desenvolvimento de novos sistemas de liberação de fármacos com ação anti-inflamatória”, ministrada pelo professor Dr. Bolívar Ponciano Damasceno.

A partir das 9h30, terá início a seção de apresentação oral, que seguirá até o meio dia.

O Objetivo do evento é promover a interação entre pesquisadores nas seguintes áreas: Órgãos Artificiais e Biomecânica, Biomateriais, Normatização de Biomateriais, Liberação Controlada de Fármacos e Genes, Engenharia de Tecidos, Testes in vivo e in vitro, Engenharia de Tecidos/Medicina Regenerativa, Biopreservação e Modificação de Superfície.

Ao final do dia, o professor Nilton Silva, da Unidade Acadêmica de Engenharia Química (UAEq-CCT/UFCG), ministrará a palestra “Elaboração de registros de proteção de biotecnologias”. Nílton é também o idealizador do Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NITT), criado desde 2008 e que, entre diversas atuações, consiste em auxiliar cientistas e pesquisadores no processo de inscrição de patentes, prospecção tecnológica, assessoria jurídica para contratos de transferência tecnológica e procedimentos de proteção de propriedade intelectual. O professor também encabeça o Observatório de Inteligência Tecnológica (OBITEC), além de ser o atual diretor da Rede de Inovação da Paraíba (RIPB)

O I Simpósio de Biomateriais da UFCG se encerra no final do dia, com as premiações. A melhor apresentação oral será premiada com a inscrição do X COLAOB, a ser realizado em João Pessoa, entre os dias 22 e 25 de agosto. A melhor apresentação em pôster será premiada com 50% do valor da inscrição para o X COLAOB.

Para maiores informações, também é possível consultar a página do evento no Facebook.