CCT celebra Dia do Físico

Hoje é o Dia do Físico. O Centro de Ciências e Tecnologia da UFCG celebra a data e deseja todo sucesso aos profissionais da área e alunos em formação. Física é um dos 12 cursos oferecidos no Centro.

O Dia do Físico remete – e não poderia ser diferente – ao maior nome da disciplina: Albert Einstein. Isso porque, em 1905 (mesmo algarismo de “19/05”), o jovem alemão à época publicou seus cinco artigos que revolucionaram a forma de pensar o mundo.

No primeiro artigo, Einstein propôs a ideia dos “quanta” de luz, o que explicou corretamente e de forma original o efeito fotoelétrico, com base no conceito de quantum de Max Planck (1858-1947) publicado oficialmente em dezembro de 1900. Foi por conta desse trabalho que o alemão ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1921.

O segundo artigo foi recorde de citações entre os trabalhos científicos na época e foi aceito como tese de doutoramento na Universidade de Zurique. Nele, Einsten constituiu uma evidência experimental da existência dos átomos, graças à estatística relacionada com o movimento browniano.

O terceiro, também bastante conhecido e importante, trata do Movimento Browniano, movimento aleatório das partículas suspensas num fluido (líquido ou gás), resultante da sua colisão com átomos rápidos ou moléculas no gás ou líquido.

O quarto artigo (um dos mais famosos da história da Física) introduziu o conceito de relatividade restrita (ou especial) e estabelece uma relação entre os conceitos de tempo e distância, em uma continuidade aos estudos de Lorentz realizados anos antes, ficando mais tarde conhecido como “Teoria da Relatividade Restrita”.

E o último artigo da série introduz o conceito de massa inercial, dando origem à mais famosa expressão da Física, E=mc², sendo conhecido como Teoria da Relatividade Geral.

Por conta desses feitos, 1905 ficou conhecido como o segundo annus mirabilis (ou ano miraculoso) da Física. O primeiro annus mirabilis da Física foi 1666, um ano muito produtivo para Sir Isaac Newton (1643-17), com grandes descobertas e invenções relacionadas a cálculo, movimento, ótica e gravitação.

O CCT reconhece a enorme importância da Física e dos físicos para a sociedade de uma forma geral e parabeniza a todos, em especial aos professores e alunos da Universidade Federal de Campina Grande.

einst