CAPES apoia projetos de intercâmbio de graduação em Engenharias

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) irá apoiar até 15 projetos de parceria entre instituições brasileiras e francesas que promovam intercâmbio de estudantes de graduação em Engenharia. O apoio é do Programa Brafitec, cujo novo edital foi publicado na última semana. As inscrições vão até 27 de junho de 2018.

O programa Brafitec tem por objetivo fomentar o intercâmbio entre Instituições de Ensino Superior brasileiras e francesas e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive com a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes. A iniciativa é fruto da parceria da CAPES com dois ministérios franceses: MESRI (Ministère de L’Enseignement Supérieur, de la Recherche et de l’Innovation) e com MEAE (Ministère de L’Europe et des Afaires Étrangères).

Cada proposta de projeto de parceria universitária deverá planejar suas atividades considerando a duração de dois anos, podendo ser renovada por mais dois anos. São benefícios previstos pelo programa, além das bolsas de estudo, missões de trabalho, recurso para material de consumo e serviços de terceiros.

As bolsas de estudos, no valor 870€ por mês, são voltadas a estudantes de engenharia matriculados em instituições de ensino superior brasileiras. O candidato deverá obrigatoriamente ter obtido nota igual ou superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e comprovar nível mínimo de proficiência em língua francesa, entre outros requisitos. A bolsa tem um período máximo de doze meses.

Acesse o edital.

(CCS/CAPES)