Alunos da UFCG conquistam medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Informática

Um aluno da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi o primeiro colocado geral, na modalidade Programação Nível Sênior, da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI 2018), tradicional competição realizada anualmente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e que é destinada a alunos no primeiro ano da universidade.

Matheus Oliveira Pereira, do curso de Ciência da Computação, obteve 300.275,500 pontos, ficando com a medalha de ouro. Além dele, também se destacaram na competição seis outros estudantes da UFCG: Gabriel Tavares, Gabriel Gomes e José Amândio ficaram entre os nove primeiros lugares e também conquistaram medalha de ouro. Anderson Dantas conquistou medalha de bronze, enquanto que Daniel de Matos e Gustavo Vilar conquistaram Honra ao Mérito.

Não é a primeira vez que os alunos da Universidade se destacam na competição. Desde 2010, já foram conquistados 25 prêmios: 12 medalhas de ouro – sendo sete vezes primeiro colocado geral -, quatro medalhas de prata, cinco medalhas de bronze e quatro honra ao mérito.

Os resultados obtidos são frutos do trabalho desenvolvido no Projeto Olímpico do curso de Ciência da Computação, coordenado pelo professor Rohit Gheyi. O projeto visa não só a ampliação da Olimpíada Paraibana de Informática, como também à organização de cursos de capacitação em disciplinas básicas  na área de Informática,capacitando, anualmente, mais de mil alunos de escolas públicas e privadas de várias cidades da Paraíba.

Em todo o Estado, considerando todas as categorias da OBI 2018 destinada a alunos do ensino fundamental e médio, a Paraíba levou 49 prêmios, sendo 7 medalhas de ouro, 9 medalhas de prata, 11 medalhas de bronze e 22 prêmios de honra ao mérito.

Confira aqui o resultado.

(Ascom UFCG)