Abertos editais para bolsas em programas de cooperação internacional

Esta semana, a Diretoria de Relações Internacionais da CAPES lançou editais de seleção de dois dos seus programas de cooperação internacional. Um é com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que abre processo de seleção de até dez projetos conjuntos de pesquisa para as áreas de ciências do espaço, do mar e ambientais, letras, engenharia elétrica e história, desenvolvidos por grupos brasileiros e portugueses.

Edital nº 34/2018 fomenta o intercâmbio científico e a formação de recursos humanos. Os proponentes deverão, entre os requisitos, ter título de doutor obtido há pelo menos cinco anos e vínculo empregatício junto a um programa de pós-graduação em nível de doutorado. Conforme o cronograma, as inscrições das propostas poderão ser feitas até o dia 06 de novembro e a divulgação do resultado está prevista para abril de 2019.

O outro é o Programa Cátedra Brasil da Universidade de Münster. Por meio da concessão de bolsa, haverá seleção de pesquisadores ou docentes doutores de notório reconhecimento pela comunidade acadêmica e científica no Brasil e no exterior, para desenvolver atividades de ensino e pesquisa na universidade alemã.

Edital nº 33/2018 informa que a seleção é prioritária para especialistas na área de conhecimento Biodiversidade de venenos como fonte de produtos bio-farmacêuticos. Um dos requisitos exigidos é ter concluído o doutorado até 31 de dezembro de 2003. O selecionado receberá o benefício por até 12 meses.

As inscrições poderão ser feitas até as 17h do dia 31 de dezembro, por meio de preenchimento de formulário online.

 

(Capes)